Site da USP
Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
Facebook

Objetivos do Programa

Objetivo Geral:

Oferecer um sólido embasamento teórico e de experiência de pesquisa de bancada para indivíduos vocacionados à carreira acadêmica e científica na área das Ciências Fisiológicas e desta forma contribuir para a formação de pessoal qualificado para o desenvolvimento científico, tecnológico e humano do Brasil.

 

Objetivos Específicos:

O nosso PPG visa formar Docentes Pesquisadores capazes de:

1. Compreender que a Fisiologia de Sistemas, combinada com modelos e métodos experimentais de Fisiologia Celular e Biologia Molecular, é essencial para a compreensão dos fenômenos biológicos;

2. Ajudar a consolidar a formação e estimular a criação de novos grupos de fisiologistas no país;

3. Estabelecer a cooperação científica nacional e internacional;

4. Buscar novas fronteiras do conhecimento: conceitos originais e revolucionários na nossa área do conhecimento;

5. Catalisar a formação de grupos multidisciplinares que, além de biólogos, biomédicos, médicos, veterinários, fisioterapeutas, educadores físicos, incluam físicos, matemáticos, pessoal de bioinformática, entre outros.

6. Preparar a próxima geração de fisiologistas para que ela seja por princípio, melhor do que a atual.

 

Estratégias para atingir os Objetivos:

A estrutura curricular, com Disciplinas obrigatórias no início, seguidas por Disciplinas Optativas ou Eletivas e a estrutura de pesquisa dos vários Laboratórios que compõem o nosso PPG, são fatores fundamentais para poder atingir os objetivos de formação. Tanto o alcance das técnicas e protocolos experimentais aqui desenvolvidos, quanto uma rede de colaboração entre os Orientadores e seus pares, com protagonismo nacional e internacional, criam um ambiente acadêmico e científico de excelência e trazem o benefício adicional para os Pós-Graduandos que aqui se formam.