Site da USP
Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
Facebook

Inscrição e Seleção

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO
SERVIÇO DE PÓS-GRADUAÇÃO DE APOIO AOS PÓS-GRADUANDOS
Comunicado
Edital- SPG/FMRP-USP-FI/08/2018

ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOLOGIA.

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo torna público a abertura de inscrições para os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia para ingresso no 1º. semestre de 2018.

INSCRIÇÃO

MESTRADO: 06 de Novembro a 15 de Dezembro de 2017 e DOUTORADO: 06 de Novembro de 2017 a 27 de Abril de 2018.

Local: presencialmente, na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia ou pelo correio após entrar em contato com a secretaria do PPG no email: ppg.fmrpfisio@usp.br  ou pelo Telefone: (16) 3315-3012.

SELEÇÃO

MESTRADO: 06 e 07 de Fevereiro de 2018 e DOUTORADO: 05 a 07 de Fevereiro de 2018 para as inscrições feitas no período de 06 de novembro a 15 de janeiro de 2018.
As demais, até 5 (cinco) semanas após a data da inscrição.

INFORMAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOLOGIA

COORDENADOR: Prof. Dr. Luiz Carlos Carvalho Navegantes
ENDEREÇO: Departamento de Fisiologia – FMRP/USP – Prédio Central – Av. Bandeirantes, 3900 – CEP – 14049-900 – Ribeirão Preto – SP
Endereço Eletrônico: http://ppg.fisiofmrp.usp.br / E-mail: ppg.fmrpfisio@usp.br
TELEFONE: (16) 3315-3012.

Número de vagas: 21 para Mestrado e 19 para Doutorado


1-INFORMAÇÕES GERAIS PARA INSCRIÇÕES E MATRÍCULAS:

A inscrição poderá ser efetuada presencialmente na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia ou pelo correio após entrar em contato com a secretaria do Programa no e-mail: ppg.fmrpfisio.usp.br

O candidato deverá entrar em contato previamente às inscrições,  com um potencial orientador do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia, para anuência deste em caso de aprovação no processo seletivo.

Não serão aceitas inscrições de candidatos que apresentem documentação incompleta ou fora do período determinado pelo Programa de Pós-Graduação em Fisiologia.

Eventual aprovação no processo seletivo só terá validade por um semestre, obedecendo-se a norma de que a matrícula de todos os candidatos aprovados num dado processo seletivo seja feita antes do próximo processo seletivo ou até o final do referido semestre;

O candidato que for selecionado, por ocasião da matrícula, deverá apresentar uma cópia dos documentos solicitados na inscrição, juntamente com a via original para conferência e autenticação pela secretaria do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia.

É vedada a matrícula simultânea em mais de um curso de Mestrado ou Doutorado na Universidade de São Paulo.

2- Documentos Gerais exigidos para Inscrição:

2.1- Formulário de Inscrição e Requerimento de Matrícula Inicial fornecido no ato da inscrição pela secretaria do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia e também disponível no endereço eletrônico http://ppgfisiologia.fmrp.usp.br/
2.2- Cópia do diploma de Graduação devidamente registrado (frente e verso) ou cópia do Atestado de Conclusão constando, obrigatoriamente, data da outorga de grau obtido em curso de Graduação oficialmente reconhecido.

No caso de entrega de atestado, será obrigatória a comprovação do diploma do curso de Graduação, no prazo máximo de 01 (um) ano, contado a partir da data da matrícula na Pós-Graduação.

Não serão aceitos diplomas obtidos em: licenciatura curta, a não ser em casos especiais de mérito acadêmico comprovado por Comissão especificamente constituída pela CCP e aprovada pela CPG e pela Câmara de Normas e Recursos do CoPGr, obedecendo-se o Art. 40 do Regimento de Pós-Graduação;
2.3- Cópia do Histórico Escolar da Graduação, contendo data de colação de grau (finalizado).
2.4- Cópia do diploma do Mestrado ou atestado de conclusão (ou atestado com a data prevista para a defesa da dissertação e obtenção do título de Mestre, que deverão ser anteriores ao primeiro dia de matrícula) e Histórico Escolar do Mestrado, de programa de Pós-Graduação reconhecido pela CAPES (com conceito igual ou superior a 3), para candidatos ao Doutorado com Mestrado prévio.

No caso em que o curso de Mestrado (ou o título de Mestre) tenha sido obtido em universidade de fora do país:
a) o candidato deverá ser selecionado para o Mestrado ou para Doutorado Direto;
b) se o candidato for selecionado para o Doutorado Direto, poderá ser realizada análise individual para solicitação de equivalência de título de Mestre para contagem de créditos para o Doutorado. Nesse caso, o candidato será matriculado no Doutorado Direto e se tiver a aprovação da equivalência pela Câmara Curricular do CoPGr o aluno será transferido do curso de Doutorado Direto para o curso de Doutorado.

No caso em que o curso de Mestrado (ou o título de Mestre), reconhecido pela CAPES, tenha sido obtido fora da USP, o candidato deverá ser selecionado para o Doutorado e a Comissão Examinadora realizará análise individual para solicitação de equivalência de título de Mestre para contagem de créditos para o Doutorado, indicando ou não, para aprovação da CCP, exigências a serem cumpridas pelo candidato durante o curso. Se aprovado pela CCP, o candidato será matriculado no Doutorado;
2.5- 01 foto 3×4 recente ou modelo passaporte, com fundo branco;
2.6- Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento (ou documento equivalente para estrangeiros);
2.7- Cópia da Cédula de Identidade (RG ou documento equivalente para estrangeiros) (não serão aceitos Registros Profissionais nem a CNH);
2.8- Cópia do Título de Eleitor (exceto para estrangeiros);
2.9- Cópia do Documento Militar (exceto para estrangeiros);
2.10- Cópia do CPF (exceto para estrangeiros);
2.11- Proficiência em Inglês: Os candidatos, tanto para o Mestrado quanto para o Doutorado e Doutorado Direto deverão comprovar Proficiência em Língua Inglesa na inscrição ao processo seletivo de ingresso, que poderá ser demonstrada com a apresentação de uma cópia do Certificado (conforme exames TEAP, TOEFL, ALLUMINI, IELTS e CAMBRIDGE, considerando aproveitamento igual ou superior a 60% da nota máxima para o Mestrado e 70% para Doutorado, realizados até 5 (cinco) anos antes da data de inscrição para o exame de seleção do candidato ao Programa.
2.12- Comprovante de pagamento de taxa de inscrição no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) a ser pago por meio de boleto bancário, pagável até 7 (sete) dias após a emissão do boleto, disponível no endereço eletrônico http://boletos.fmrp.usp.br/login.php. Não haverá devolução da taxa de inscrição em hipótese alguma;

3- Documentos Específicos do Programa, exigidos para Inscrição:

3.1- Projeto de Pesquisa para o Doutorado (sem encadernação)
Os projetos deverão ser submetidos pelos alunos às Comissões de Ética em: I) Experimentação Animal (CETEA); II) Ética em Pesquisa do HCFMRP – CEP/HCFMRP; III) por Comissão de outra Unidade da USP, ou outra instituição, desde que credenciada junto ao CONCEA e CONEP, respectivamente, IV) os alunos deverão protocolar o projeto de pesquisa na secretaria do programa de pós-graduação e apresentar o certificado do Comitê de Ética para a CPG, no máximo, até 180 dias após sua matrícula. Dispensas da apresentação do certificado de comissões de ética ou a extensão do prazo para a apresentação do certificado aprovado deverão ser analisadas pela CPG, com justificativa da CCP e apresentação do projeto de pesquisa.
3.2- Curriculum Vitae (de preferência no Modelo LATTES http:www.cnpq.br sem encadernação. Os comprovantes deverão ser entregues separadamente.

4- Documentos para Matrícula (além dos documentos apresentados para a inscrição):

4.1- Cópia do RNE (Registro Nacional para Estrangeiro) ou Protocolo do RNE e Passaporte para candidatos estrangeiros.

Observação: Fica autorizado em caráter excepcional a inscrição e a matrícula dos candidatos estrangeiros nos programas de pós-graduação, portando apenas o passaporte com o visto de estudante, acompanhado do agendamento do Registro/Emissão de Carteira de Identidade de Estrangeiro, emitido pela Polícia Federal. Após o comparecimento do estudante a Polícia Federal, na data marcada, o interessado deverá apresentar na Secretaria de Pós-Graduação o protocolo/documento expedido pela Polícia Federal, com o número do RNE, no prazo máximo de 15 dias para regularização do cadastro no Sistema Janus.


CRITÉRIOS DE SELEÇÃO (ESPECÍFICOS DO PROGRAMA):

 MESTRADO:

1) Prova escrita: Prova escrita eliminatória constituída de questões dissertativas e testes de múltipla escolha baseada nos seguintes temas: Fisiologia de Membranas, Fisiologia Renal, Fisiologia Cardiovascular, Fisiologia Respiratória, Fisiologia Endócrina, Fisiologia Digestória e Neurofisiologia. A nota variará de 0 a 10 com nota mínima de aprovação 5,0 (cinco).

2) Arguição do currículo: Os candidatos aprovados na prova escrita serão submetidos à arguição do currículo por uma banca examinadora a qual atribuirá notas variando de 5,0 a 10,0 com vistas à classificação final do candidato.

Nota final: A nota final do candidato será a média aritmética das notas da prova escrita e da arguição do currículo, com nota mínima de aprovação 5,0 (cinco).

Observação: Os alunos que obtiverem nota igual ou superior a 5 (cinco) serão classificados e selecionados e poderão ser aceitos para ingressarem no programa no curso de Mestrado, mediante disponibilidade de orientador e conforme o número de vagas informado neste Edital do Processo Seletivo.

DOUTORADO:

1) Prova escrita: A prova escrita será sobre artigo científico, indicado pela comissão examinadora e entregue ao candidato com 24 horas de antecedência. Decorridas 24 horas, os candidatos deverão comparecer para fazer a prova escrita, que incluirá questões com a finalidade de avaliar a maturidade científica do candidato e sua capacidade de interpretar e criticar um artigo científico. A prova escrita sobre artigo científico tem caráter eliminatório e a nota mínima exigida é 5,0 (cinco).

2) Análise do projeto de pesquisa: Os candidatos aprovados na prova escrita serão submetidos à arguição do projeto de Doutorado e do currículo por uma banca examinadora a qual atribuirá notas variando de 0 a 10.

Nota final: A nota final do candidato será a média aritmética das notas da prova e da arguição do projeto e currículo, com nota mínima para aprovação 5,0.

Observação: Os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 5 (cinco) serão classificados e selecionados e poderão ser aceitos para ingressarem no programa no de Doutorado, mediante disponibilidade de orientador e conforme o número de vagas informado neste Edital do processo seletivo.


 PROGRAMA E BIBLIOGRAFIA

MESTRADO

PROGRAMA DA PROVA ESCRITA:

FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR

1. Propriedades do Músculo Cardíaco
2. Eletrocardiografia e ciclo cardíaco
3. Circulação Arterial, Venosa e Capilar
4. Regulação da Pressão Arterial.

NEUROFISIOLOGIA

1. Neurotransmissão
2. Sistema Nervoso Autônomo
3. Sistema Somato Sensorial
4. Sistema Motor

FISIOLOGIA DIGESTÓRIA

1. Motilidade do Tubo Digestório
2. Secreções no Tubo Digestório
3. Digestão e Absorção de Nutrientes

FISIOLOGIA ENDÓCRINA

1. Receptores e mecanismo de ação de hormônios
2. Sistema Hipotálamo Hipofisário
3. Sistema Reprodutor
4. Controle do Equilíbrio Hidro-eletrolítico
5. Pâncreas Endócrino
6. Tireóide e Paratireóide
7. Adrenal

FISIOLOGIA RENAL

1. Filtração Glomerular e Hemodinâmica Renal
2. Transporte de Sal, Água e não Eletrólitos no Nefro.
3. Regulação Renal da Concentração do Meio Interno
4. Regulação Renal do Volume do Meio Interno
5. Regulação Renal do Equilíbrio Ácido-Base

BIBLIOGRAFIA

– Mello Ayres, Margarida – Fisiologia – Guanabara Koogan – 4ª Ed. 2012.
– Berne & Levy – Fisiologia – 6ª Ed. 2009.
– John E. Hall – Guyton e Hall Tratado de Fisiologia Médica – 13ª Ed. 2017
– Walter F. Boron e Emile L. Boulpaep – Fisiologia Médica – 2ª Ed. 2015

FISIOLOGIA DE MEMBRANAS

1. Transporte de substâncias no meio aquoso
2. Transporte de substâncias através da membrana celular
3. Osmose, osmolaridade e controle do volume celular
4. Bioeletrogênese

FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA
  1. Mecânica da Ventilação
  2. Difusão e Transporte dos Gases
  3. Controle químico e neural da Ventilação
ORIENTADORES
  • Benedito Honório Machado (M e D)
  • Davi José de A. Moraes (M)
  • Elaine Aparecida Del Bel (M e D)
  • Evelin Capellari Carnio (M e D)
  • Helio Cesar Salgado (M e D)
  • Hugo Celso Dutra de Souza (M e D)
  • Isis do Carmo Kettelhut (M e D)
  • Lucila Leico K. Elias (M e D)
  • Luiz Carlos C. Navegantes (M e D)
  • Luiz Guilherme de S. Branco (M e D)
  • Norberto Garcia Cairasco (M e D)
  • Ricardo Mauricio Xavier Leão (M e D)
  • Rubens Fazan Junior (M e D)
  • Terezila Machado Coimbra (M e D)

Formulários:

Formulário para inscrição e matricula inicial

Formulário para inscrição e seleção