INFORMAÇÕES PARA CANDIDATOS A PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO PPG FISIOLOGIA da FMRP-USP

Para ingressar no curso de Mestrado ou Doutorado do PPG – Fisiologia é necessário ser aprovado no processo seletivo. Os períodos de inscrição e seleção, documentos necessários, critérios de seleção e demais informações estão disponíveis no Edital.

http://ppgfisiologia.fmrp.usp.br/wp-content/uploads/sites/204/2021/05/Edital-Fisiologia-2021-2.pdf

Informações gerais:

ORIENTADOR

Antes da inscrição, o candidato deverá escolher e entrar em contato com o potencial orientador do PPG Fisiologia para verificar a possibilidade de orientação. Em caso afirmativo, o candidato e orientador deverão assinar e apresentar formulário apropriado (.Disponíveis em: http://cpg.fmrp.usp.br/informacoes/formularios e https://ppgfisiologia.fmrp.usp.br/informacoes-gerais-2/).

EXAME DE PROFICIÊNCIA EM INGLÊS:

A comprovação de proficiência em língua inglesa será exigida para a inscrição no processo seletivo de mestrado e doutorado.

Serão aceitos os Exames de Proficiência TEAP, TOEFL, IELTS, ALUMINI, Cambridge e Michigan, realizados até 5 (cinco) anos antes da data de inscrição do candidato no processo seletivo.

As notas ou conceitos mínimos para aceitação dos referidos exames será divulgada em edital específico de processo seletivo na página do Programa, na Internet e no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Outros exames equivalentes poderão ser analisados pela CCP mediante solicitação do candidato.

O exame de proficiência TEAP pode ser realizado pela empresa Tese Prime

http://www.teseprime.org/index.php.

Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros

-Será exigida a proficiência em língua portuguesa, por meio da apresentação de Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, tais como o CELPE-BRAS ou equivalente, com nível de aprovação Intermediário.

– Ao aluno estrangeiro que demonstrar a proficiência em língua portuguesa no Mestrado, de acordo com os critérios estabelecidos, não será exigido o exame no Doutorado.

– A proficiência em Língua Portuguesa será exigida em até 1 (um) ano após a matrícula.

 Documentação adicional para candidatos estrangeiros

Cópia do documento de identidade válido e de visto temporário ou permanente que autorize a estudar no Brasil. Exemplos dos referidos documentos: Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) ou RNE (Registro Nacional para Estrangeiro) ou Protocolo do RNE.

A eventual aprovação no processo seletivo só terá validade por um semestre, obedecendo-se a norma de que a matrícula de todos os candidatos aprovados em um dado processo seletivo seja feita antes do próximo processo seletivo ou até o final do referido semestre.

Para outras dúvidas, por favor, entre em contato com a Secretaria do PPG-Fisiologia: ppg.fmrpfisio@usp.br