Hugo-Celso-Dutra-de-Souza-150x150 Orientador
Departamento de Biomecânica, Medicina e Reabilitação do Aparelho Locomotor
 da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP
+55 (16) 3315 4416

PROFESSOR ASSOCIADO DO DEPARTAMENTO DE BIOMECÂNICA, MEDICINA E REABILITAÇÃO DO APARELHO LOCOMOTOR DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO/USP.

FORMAÇÃO ACADÊMICA

• Possui graduação em Fisioterapia (1992) e em Educação Física (1987) pela Universidade Estadual de Londrina.
  • Fez mestrado (1988) e doutorado (2002) em Ciências (Fisiologia Humana) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Atualmente é docente da Universidade de São Paulo. Orientador de mestrado e doutorado pelos programas de pós-graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional (Fisioterapia), e em Ciências (Departamento de Fisiologia), ambos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP.
  • É revisor de diversos periódicos, entre eles; Experimental Gerontology, International Journal Cardiology, Autonomic Neuroscience, PLOS ONE, Anais da Academia Brasileira de Ciências, Peptides, Revista de Fisioterapia da Universidade de São Paulo (1413-7879), Revista Brasileira de Fisioterapia (1413-3555) e Revista Motriz.
  • Tem experiência na área de Fisiologia Humana, Fisioterapia Cardiovascular com ênfase em Fisiologia do Esforço, atuando principalmente nos seguintes temas: adaptações metabólicas, cardiovasculares e autonômicas ao exercício físico em indivíduos saudáveis e com doenças crônico-degenerativas (hipertensão arterial, obesidade, diabetes e síndrome metabólica).

LINHA DE PESQUISA:

• Estudo experimental comparativo dos efeitos da deficiência estrogênica precoce e fisiológica sobre o controle cardiovascular – papel da reposição hormonal e do treinamento físico aeróbico.